Projeto Educativo
Colégio Novo de Coimbra – Educação com Valores
O Colégio Novo de Coimbra aposta na Educação Global para pensar, sentir e agir. A aprendizagem é em círculo centrada no Aluno e para o Futuro, com Inglês Cambridge e Mandarim na matriz curricular até 16h30, bem como a piscina no nosso Campus são garantia de uma correta aprendizagem dentro do horário do Colégio. O ano lectivo está organizado por semestres, onde existe a aposta da aprendizagem e desenvolvimento de temáticas promissoras ao longo do ano na vertente Economia Ambiental, Educação Tecnológica, Gestão de Orçamento e Solidariedade. O Colégio está aberto das 07H30 às 19H00 de 2ªfeira a 6ªfeira. Até à hora de fecho temos sempre o portão fechado em segurança para conforto e tranquilidade, zelando para o bem estar de todos. Fora do contexto sala de aula promovemos atividades lúdico-pedagógicas e educativas que permitem um desenvolvimento equilibrado ao nível cognitivo, social, moral e físico da criança.
Conforme o preconizado na lei de bases, o sistema educativo responde às necessidades resultantes da realidade atual, contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho.
No intuito de formar cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva, a educação deve promover o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões. Promover emoções positivas dentro da escola, para que todos se sintam envolvidos no projeto educativo, eleva Alunos, Professores, educadores, assistentes operacionais e toda a comunidade educativa.
Em suma, o CNC procura envolver nesta partilha, não só nos alunos, como também em toda a comunidade educativa.
Deste modo, a visão do CNC consubstancia-se num dia a dia de ensino e de aprendizagem estruturado entre as “Nossas Regras de Ouro”, e os “Cinco Fatores Críticos para o Crescimento”.
É do equilíbrio e sensato balancear entre estes dois documentos que criamos um clima harmonioso, rigoroso e exigente para melhor preparar os nossos alunos para uma cidadania ativa e responsável capaz de atender às necessidades crescentes de Bem Comum numa sociedade cada vez mais globalizada.
CRESCER EXIGE AFETO
Crescemos e aprendemos com quem estabelecemos laços. É o afeto que nos dá a confiança e a coragem para lidar com a difícil tarefa que é crescer, todos os dias um pouco mais.
Somos um Colégio que estima as relações humanas e é este o “pó mágico” que liga cada de um de nós e que alimenta o desenvolvimento do potencial humano. O afeto que desenvolvemos centra-se na empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – e no altruísmo – capacidade de nos superarmos em prol do bem-estar de outrem. Este deslocalizar do Eu permite-nos abrir horizontes na gestão das relações pessoais e sociais, dando sentido à responsabilidade de todos contribuirmos para o bem-comum.
APRENDER EXIGE COMPROMISSO
A curiosidade permite começar a aprender algo, mas é o compromisso que nos motiva a continuar a tentar ir mais longe, a perseguir os nossos objetivos e manter-nos fiéis às obrigações a que nos propusemos, insistindo e persistindo. A afetividade não nos afasta da ambição e da exigência em darmos, sempre, o nosso melhor. Conseguimo-lo através da aprendizagem e prática de métodos, de rotinas e de ritmos de trabalho que, com a capacidade de concentração plena e de autorregulação da aprendizagem, potenciará os talentos individuais, com a inclusão de todos através do respeito pelos ritmos de cada aluno. Este compromisso tem um âmbito alargado envolvendo o Colégio, o Aluno e a Família, laborando como uma equipa coesa centrada na superação dos desafios postos pela aprendizagem académica e emocional.
SABER EXIGE PRAZER
Conhecemos o papel que as emoções têm no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos como o bem-estar e a alegria influenciam determinantemente quem ensina e quem aprende algo. O prazer na tarefa faz-nos pasmar, focar plenamente, envolver-nos com tal entusiasmo que perdemos a noção do tempo e nos superamos a nós próprios. O prazer na tarefa, a curiosidade, a vontade em aprender, gera competência, confiança e segurança que só o “saber fazer” permite. É, deste modo, que surge a motivação intrínseca, como resultado da autoconsciência da capacidade e criatividade para gerir e vencer desafios, fazendo-nos querer ir mais longe e transportando-nos a mais elevados patamares de ambição no projeto de vida individual em construção.
SONHAR COM UM MUNDO MELHOR
Se consegues imaginar então conseguirás realizar. Sonhamos alto, somos exigentes com os nossos sonhos, partilhamo-los e sonhamos juntos.
A perseverança e a esperança levam-nos a perseguir a qualidade e o rigor que nos distingue. Queremos “Dar sempre o nosso melhor” (Regra de Ouro do Colégio). Queremo-lo em prol do Bem-Comum. Melhor o conseguimos se desenvolvermos uma capacidade de análise crítica deste nosso mundo global. A ambição na criação de relações emocionais, sociais e ambientais sustentáveis são a garantia de uma cidadania ativa, atenta, crítica e criativa.
ALCANÇAR RESULTADOS EXIGE SABER CELEBRAR
Os sonhos que passaram a planos e se transformaram depois em ações e resultados concretizados exigem a celebração: celebração do crescimento pessoal, social e comunitário, porque intervimos pelo desenvolvimento integral do ser humano e por um Mundo melhor. Há que reconhecer os progressos que Todos fazemos, reforçando as nossas boas práticas e consequentes bons resultados. Do cumprimento do dever devemos almejar alcançar a superação nos nossos objetivos. Não o celebrarmos, não o festejarmos com alegria e assertividade inibe-nos de acentuar o trilho a seguir por todos e por cada um.
Forest School – Inglês Cambridge até 16h30 – Mandarim – Piscina durante a semana até 16h30 – Assegurado prolongamento horário até 19h
Horário do Colégio Novo de Coimbra