fbpx

Projeto Educativo

Colégio Novo de Coimbra – Educação com Valores

Projeto Educativo

O Colégio Novo de Coimbra aposta na Educação Global para pensar, sentir e agir. A aprendizagem é em círculo centrada no Aluno e para o Futuro, com Inglês Cambridge e Mandarim na matriz curricular, bem como a piscina no nosso Campus são garantia de uma correta aprendizagem dentro do horário do Colégio. Existe a aposta da aprendizagem e desenvolvimento de temáticas promissoras ao longo do ano na vertente Economia Ambiental, Educação Tecnológica, Gestão de Orçamento e Solidariedade. O Colégio está aberto das 07H30 às 19H00 de 2ªfeira a 6ªfeira. Até à hora de fecho temos sempre o portão fechado em segurança para conforto e tranquilidade, zelando para o bem estar de todos. Fora do contexto sala de aula promovemos atividades lúdico-pedagógicas e educativas que permitem um desenvolvimento equilibrado ao nível cognitivo, social, moral e físico da criança.

Conforme o preconizado na lei de bases, o sistema educativo responde às necessidades resultantes da realidade atual, contribuindo para o desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade dos indivíduos, incentivando a formação de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários e valorizando a dimensão humana do trabalho.

No intuito de formar cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva, a educação deve promover o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões. Promover emoções positivas dentro da escola, para que todos se sintam envolvidos no projeto educativo, eleva Alunos, Professores, educadores, assistentes operacionais e toda a comunidade educativa.

Em suma, o CNC procura envolver nesta partilha, não só nos alunos, como também em toda a comunidade educativa.

Deste modo, a visão do CNC consubstancia-se num dia a dia de ensino e de aprendizagem estruturado entre as “Nossas Regras de Ouro”, e os “Cinco Fatores Críticos para o Crescimento”.

É do equilíbrio e sensato balancear entre estes dois documentos que criamos um clima harmonioso, rigoroso e exigente para melhor preparar os nossos alunos para uma cidadania ativa e responsável capaz de atender às necessidades crescentes de Bem Comum numa sociedade cada vez mais globalizada.

As Nossas Regras de Ouro

  • Sê atencioso e educado

    “respeita os sentimentos dos outros”

  • Obedece aos responsáveis

    não vivemos sozinhos”

  • Sê honesto

    “fala sempre a verdade”

  • Dá sempre o teu melhor

    “não percas tempo”

  • Fala baixo

    gostamos de te ouvir com clareza

  • Cuida dos materiais

    “não estragues o que é de todos”

  • Zela por um ambiente limpo

    “contribui para um futuro melhor”

  • Sabe ouvir

    “não interrompas, levanta sempre o braço”

  • Trabalha em grupo

    “em equipa vamos sempre mais longe”

  • Sê feliz e positivo

    “divertir-me significa divertirmo-nos”

  • Age com humildade e solidariedade

    “o mundo somos todos nós”

Cinco Fatores Críticos para o Crescimento-desenvolvimento

Crescemos e aprendemos com quem estabelecemos laços. É o afeto que nos dá a confiança e a coragem para lidar com a difícil tarefa que é crescer, todos os dias um pouco mais.

Somos um Colégio que estima as relações humanas e é este o “pó mágico” que liga cada de um de nós e que alimenta o desenvolvimento do potencial humano. O afeto que desenvolvemos centra-se na empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – e no altruísmo – capacidade de nos superarmos em prol do bem-estar de outrem. Este deslocalizar do Eu permite-nos abrir horizontes na gestão das relações pessoais e sociais, dando sentido à responsabilidade de todos contribuirmos para o bem-comum.

A curiosidade permite começar a aprender algo, mas é o compromisso que nos motiva a continuar a tentar ir mais longe, a perseguir os nossos objetivos e manter-nos fiéis às obrigações a que nos propusemos, insistindo e persistindo. A afetividade não nos afasta da ambição e da exigência em darmos, sempre, o nosso melhor. Conseguimo-lo através da aprendizagem e prática de métodos, de rotinas e de ritmos de trabalho que, com a capacidade de concentração plena e de autorregulação da aprendizagem, potenciará os talentos individuais, com a inclusão de todos através do respeito pelos ritmos de cada aluno. Este compromisso tem um âmbito alargado envolvendo o Colégio, o Aluno e a Família, laborando como uma equipa coesa centrada na superação dos desafios postos pela aprendizagem académica e emocional.

Conhecemos o papel que as emoções têm no processo de ensino-aprendizagem. Sabemos como o bem-estar e a alegria influenciam determinantemente quem ensina e quem aprende algo. O prazer na tarefa faz-nos pasmar, focar plenamente, envolver-nos com tal entusiasmo que perdemos a noção do tempo e nos superamos a nós próprios. O prazer na tarefa, a curiosidade, a vontade em aprender, gera competência, confiança e segurança que só o “saber fazer” permite. É, deste modo, que surge a motivação intrínseca, como resultado da autoconsciência da capacidade e criatividade para gerir e vencer desafios, fazendo-nos querer ir mais longe e transportando-nos a mais elevados patamares de ambição no projeto de vida individual em construção.

Se consegues imaginar então conseguirás realizar. Sonhamos alto, somos exigentes com os nossos sonhos, partilhamo-los e sonhamos juntos.

A perseverança e a esperança levam-nos a perseguir a qualidade e o rigor que nos distingue. Queremos “Dar sempre o nosso melhor” (Regra de Ouro do Colégio). Queremo-lo em prol do Bem-Comum. Melhor o conseguimos se desenvolvermos uma capacidade de análise crítica deste nosso mundo global. A ambição na criação de relações emocionais, sociais e ambientais sustentáveis são a garantia de uma cidadania ativa, atenta, crítica e criativa.

Os sonhos que passaram a planos e se transformaram depois em ações e resultados concretizados exigem a celebração: celebração do crescimento pessoal, social e comunitário, porque intervimos pelo desenvolvimento integral do ser humano e por um Mundo melhor. Há que reconhecer os progressos que Todos fazemos, reforçando as nossas boas práticas e consequentes bons resultados. Do cumprimento do dever devemos almejar alcançar a superação nos nossos objetivos. Não o celebrarmos, não o festejarmos com alegria e assertividade inibe-nos de acentuar o trilho a seguir por todos e por cada um.

Aprendizagem em Círculo – Inglês Cambridge – Mandarim – Piscina uma vez por semana – Assegurado prolongamento horário até 19h

07H30 - 19h00

Horário do Colégio Novo de Coimbra

© Copyright - Colégio Novo de Coimbra